D3 - Vitamina do Sol, para que serve?

D3 - Vitamina do Sol, para que serve?

14 de Oct, 2024Marco Freitas

Sabia que a Vitamina D não é uma vitamina, mas sim uma hormona? Como a Vitamina D é sintetizada a partir do colesterol e modificada por uma série de reações químicas acaba por se transformar em hormona e, aí sim, entra em ação!

Como hormona esteróide que é, tem a função de controlar mais de 200 genes nas células do nosso organismo e tem influência indireta em mais de 2500 genes no total. Por aqui dá para ter uma ideia da importância vital que esta hormona tem para a nossa saúde.

A Vitamina D tem muitos benefícios para o nosso organismo, um deles é ser co-responsável pela manutenção da saúde dos nossos ossos.

Outras das suas principais funções são:

  • Reduzir o risco de infeções e alergias respiratórias
  • Aumentar a imunidade
  • Contribuir para o combate a doenças
  • Estimular a mineralização óssea
  • Reduzir riscos associados ao cancro, infartes e AVCs
  • Reduzir o risco associado à Diabetes Tipo 2

A Vitamina D é encontrada em alimentos como o salmão, sardinha, espinafre, gema de ovo, fígado bovino, óleo de bacalhau, entre outros… A exposição solar direta também ajuda a sintetizar esta hormona, o ideal seria estar exposto ao sol pelo menos 20 minutos diários.

No entanto, na grande maioria dos casos, apenas a alimentação e exposição solar não chegam para atingir níveis ótimos de Vitamina D no organismo, pelo que é necessário suplementar.

A Vitamina D é essencial para a vida.
Na Europa cerca de 2/3 da população tem deficiência desta vitamina, o que afeta negativamente a saúde.

Qual a dosagem recomendada?

No Verão : 2000UI
Na Primavera e Outono: 3000UI
No Inverno: 5000UI
Em casos de insuficiência: 10000UI

A Vitamina D deve ser combinada com a Vitamina K2 que atua principalmente na saúde dos vasos sanguíneos. 

A suplementação de Vitamina K2 juntamente com a Vitamina D é essencial porque ambas trabalham em sinergia para promover a saúde óssea e cardiovascular. A Vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, enquanto a Vitamina K2 garante que esse cálcio seja direccionado para os ossos e dentes, evitando o seu acúmulo em locais indesejados, como artérias e tecidos moles. Juntas, elas ajudam a prevenir a osteoporose, reduzir o risco de calcificação arterial e promover o equilíbrio ideal de cálcio no organismo.

Antes de iniciar qualquer tipo de suplementação recomendamos que consulte um especialista.

Mais artigos do Blog